História
Em Abril de 1908, a Ford lança no mercado dos Estados Unidos,
o Model T, um veículo robusto, seguro, fácil de guiar e principalmente barato.
Qualquer um era capaz de guiá-lo ou consertá-lo, sem precisar de motorista ou
mecânico. A fabricação deste modelo ganhou um notável incremento a partir de
1913, quando Henry Ford, inspirado nos processos produtivos dos revólveres Colt
e das máquinas de costura Singer, implanta a linha de montagem e a produção em
série, revolucionando a indústria automobilística. O Model T era o primeiro
carro projectado para a manufactura. Com estas inovações, em vez de um operário
ficar responsável pela produção de todas as etapas de um carro, várias pessoas
ficavam responsáveis pela produção de etapas distintas de vários carros. Henry
Ford criou um engenhoso sistema de esteira, que movimentava o carro em produção
em frente aos operários, para que cada um executasse a sua etapa. Isto aumentou
em muito a produtividade, pois um carro ficava pronto a cada minuto. E a queda
de preço foi constante: em 1908, ano de seu lançamento, uma unidade custava US$
850; em 1927, último ano de sua fabricação, o preço tinha descido para US$
290.Por estas razões, o Model T conquistou o público americano e de outros
países. Em 1914 é iniciada a sua fabricação na Argentina. Em 1917, é lançado o
camião Modelo TT. Em 1919, a Ford torna-se a primeira fabricante de automóveis
no Brasil, com a produção do carro e do camião dessa linha. Em 1920, mais da
metade dos veículos que circulavam ao redor do mundo eram modelos T e podiam ser
vistos até em países distantes como Turquia e Etiópia.Durante a Primeira Guerra
Mundial, o Modelo T foi empregado amplamente, até mesmo como ambulância. A
produção do Modelo T foi mantida até 1927. Henry Ford concluiu que era hora de
o Modelo T ceder o lugar a uma nova geração de produtos.
Características:
Pintura
Até 1914, o Model T foi fabricado em uma série de cores de
acordo com a preferência dos consumidores. Em 1915, para cortar custos, o Model
T passou a ser produzido exclusivamente na cor preta, situação que perdurou até
1926.
Tanque de combustível
Ficava sob o assento do passageiro da frente. Era preciso
retirar o assento para abastecer.
Opcionais
Excepto em alguns períodos e para alguns modelos, faróis e
buzinas eram oferecidos como opcionais, mediante pagamento adicional. O farol
auxiliar do motorista, eléctrico, com controlo interno, muito útil numa época
de má iluminação pública, sempre foi oferecido como opcional.
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