A empresa norte-americana
construtora de automóveis Ford foi fundada a 16 de Junho de 1903 por Henry Ford
e mais onze sócios. Os tempos iniciais foram complicados, apesar da primeira
encomenda ter surgido logo em Julho desse ano.
Os primeiros modelos da marca eram nomeados
segundo o alfabeto e foram utilizadas as 19 letras iniciais.
A Ford foi, em 1913, a primeira fabricante de
automóveis do mundo a recorrer à produção em série, uma inovação que posteriormente
foi adoptada por todas as construtoras. A Ford instalou uma linha de montagem
em série na fábrica de Highland Park, no estado do Michigan, o que permitiu aos
operários permanecerem sempre no mesmo local de trabalho e desempenhar a mesma
tarefa. Desta forma a Ford conseguiu melhorar os níveis de produção e tornar as
viaturas mais baratas. A Inglaterra foi o primeiro país europeu a adoptar este
conceito, numa fábrica da Ford em Manchester.
Em 1908 tinha sido lançado o famoso modelo T
que viria a ser o primeiro automóvel a ser produzido
em série. Até 1927 foram vendidos 15 milhões
de modelos T.
A Ford tornou-se então num dos maiores
construtores do mundo e em 1925 comprou a empresa Lincoln, para se lançar no
fabrico de carros de luxo. Na década de 30 criou a divisão Mercury, destinada a
produzir automóveis de gama média.
Mas, em 1927, quando deixou de produzir o
modelo T, a Ford teve de fechar a fábrica de Detroit enquanto se procedeu a um
processo de adaptação para construção do novo modelo A.
Em Agosto de 1931, devido à Grande Depressão
iniciada dois anos antes, a Ford teve de fechar a fábrica do Modelo A e as
vendas só recuperaram os níveis de 1929 dez anos mais tarde.
No entanto, a partir de 1941, ano em que os
Estados Unidos da América entraram na Segunda Guerra Mundial, a Ford passou a
construir aviões de combate.
Em 1959 foi lançado na Europa o Ford Anglia,
um pequeno carro com um motor de 1100cc, que se tornou num grande sucesso de
vendas. Seguiu-se o Ford Cortina, em 1962, e o Escort, em 1968. Este último foi
o primeiro carro da marca a ser construído simultaneamente na Alemanha e em
Inglaterra, já que até então cada país produzia os seus próprios modelos.
Refira-se que carros Ford na Europa sempre tiveram versões diferentes dos
vendidos nos Estados Unidos da América.
Em 1967 a Ford estabeleceu-se também na Europa
e dois anos depois surgiu o Capri, um carro de aspecto desportivo que cativou
uma enorme clientela. Foi produzido até 1986.
Em 1976 começou a ser produzido em Espanha o
Ford Fiesta, que viria a ser um dos carros mais populares da marca. Tratava-se
um pequeno automóvel que conheceu diversas remodelações e continuou a ser
produzido mesmo depois do ano 2000. Pouco depois, em 1982, surgiu o modelo
Sierra, uma viatura de gama alta que contra a corrente da época mantinha a
opção pela tracção traseira. Mesmo assim foi outro modelo bem sucedido.
O Fiesta, o Sierra e o Escort ajudaram a Ford,
na década de 80, a atravessar um dos melhores períodos do seu historial, mas no
início da década de 90 a marca sofreu um declínio.
A recuperação surgiu já nos anos 90,
principalmente graças ao sucesso do carro de gama média Focus, lançado em 1997
para substituir o Escort. No ano anterior tinha surgido o pequeno e inovador
Ford Ka, que na Europa atingiu bons níveis de vendas.
Actualmente o grupo Ford engloba a Lincoln,
Mercury, Mazda, a Jaguar, Land Rover, Aston Martin e Volvo.
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