quarta-feira, 21 de maio de 2014

História da Opel

A fábrica alemã de automóveis Opel foi fundada em 1898, em Ruszelsheim, por cinco irmãos da família Opel. Nesse ano, depois de comprarem a firma Lutzmann, produziram o primeiro carro Opel. Tratava-se de um Opel-Lutzmann com um motor monocilíndrico.
 Entretanto, a Opel começou a fabricar, sob licença, viaturas Darracq, até que em 1902 voltou a produzir carros próprios, como o 10/12 de 1800cc, seguido em 1903 por uma versão de quatro cilindros.
 A Opel envolveu-se nesta época em corridas de automóveis com bastante sucesso, ao mesmo tempo que fazia aumentar a sua gama de carros para o público em geral.
 Após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a Opel continuou a comercializar os modelos anteriores ao conflito.
 Em 1923 introduziu o conceito de fabricação em série e no ano seguinte apresentou um modelo novo, o 4/12, caracterizado por ser um carro de cor verde.
 Em 1928 a General Motors, dos Estados Unidos da América, comprou grande parte das acções da Opel. No ano seguinte, a marca alemã lançou o seu primeiro modelo de oito cilindros, de 6000cc, dentro do estilo norte-americano.
 Até 1940 a Opel lançou três modelos importantes e, entretanto, deixou de usar números para os designar. Assim, surgiram, sucessivamente, o Kadett, o Olympia e o Kapitan.
 No entanto, aconteceu a Segunda Guerra Mundial entre 1939 e 1945 e a produção de automóveis parou. Logo após o final do conflito, o Kadett reapareceu, mas na Rússia, com a designação Moskovitch. Na Alemanha foi reactivada a produção em 1947 com o Olympia, que em 1953 passou a ser o Opel Rekord.
 Em 1962 foi lançado um novo Kadett e em 1968 outro Olympia, que dois anos depois foi substituído pelo Ascona. Ainda em 1970 a Opel apresentou o desportivo Manta.
 Em 1982 surgiu um dos carros mais populares de sempre da Opel, o pequeno Corsa, que três anos depois foi redesenhado. Mais de vinte anos depois, após várias reformas, o Corsa continuava a ser vendido em todo o mundo. Em 1986 o Rekord foi substituído pelo Omega, modelo que em 1994 sofreu uma profunda remodelação.
 O desportivo Vectra apareceu em 1988, para ser remodelado em 1992.
 O também muito popular Kadett foi substituído em 1991 pelo Astra, designação que no Reino Unido já era usada há muitos anos pela Vauxhall, empresa do Grupo Opel.
 O pequeno desportivo Tigra, que também fez muito sucesso, apareceu em 1994, tendo por base a versão mais potente do Opel Corsa.
 A nível de veículos todo-o-terreno, a Opel lançou em 1991 o jipe Frontera e em 1993 o Monterey, ambos baseados
 em modelos Isuzu, do grupo General Motors.
 Nos anos seguintes foram continuamente apresentadas novas versões dos carros que já constituíam a gama Opel.


Alguns carros da Opel:

Sem comentários:

Enviar um comentário