No dia 9 de Abril de 1953, a empresa italiana Iso
Automoveicoli, apresentou no salão de Turim, um projecto iniciado em 1952
chamado Isetta, um automóvel de baixo custo. Feito pelo engenheiro Ermenegildo
Preti e o seu colaborador Pierluigi Raggi, possuía características peculiares
tais como uma porta frontal para facilitar o acesso ao interior e boa
performance para a época (velocidade máxima de 80 Km/h com um consumo
aproximado de um litro por 25 km). Apesar das suas peculiares, mas úteis
características, a sua fabricação em Itália fechou em 1956. Em 1955, a Iso
Automoveicoli concedeu os direitos de produção do Isetta para a empresa
brasileira Máquinas Agrícolas Romi e também concedeu licença para a BMW para a
fabricação do BMW-Isetta na Alemanha. Só no Brasil foram fabricadas cerca de
três mil unidades de 1956 a 1961, muitas das quais ainda hoje permanecem em
boas condições nas mãos de coleccionadores.
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